O que é um implante dentário
Implante é uma técnica de reabilitação que permite a colocação de uma prótese dentária fixa e permanente. Trata-se de um procedimento cirúrgico para a instalação de um pino em titânio que substitui a raiz do dente perdido. O titânio é um metal biocompatível que favorece a formação óssea em seu contorno, chamada de osteointegração, que promoverá a correta fixação do implante. Sobre o implante, após a osteointegração, é instalada a prótese conforme o planejamento executado.
O melhor momento para a instalação do implante é no ato da extração do dente perdido. Desta forma, em um único ato cirúrgico se faz a retirada do dente e a colocação do pino e evita-se a reabsorsão óssea, que com o passar do tempo pode levar à necessidade de realização de cirurgia de enxerto ósseo para a posterior instalação dos implantes.
As Indicações
Todo tratamento deve ser estudado e planejado individualmente. Dentes naturais não devem ser extraídos por problemas que podem ser solucionados de forma duradoura simplesmente para que sejam instalados os implantes. O planejamento correto por parte do especialista, em conjunto com as expectativas e necessidades de cada paciente devem determinar o tratamento ideal, que muitas vezes pode ter uma solução mais simples, rápida e com custo menor que o implante. Ainda assim, existem muitos casos onde o implante será corretamente indicado visando uma melhor qualidade de vida ao paciente e resolvendo problemas funcionais e estéticos. Entre as indicações para implante, as principais são:
- Repor dentes extraídos ou ausentes;
- Substituir próteses removíveis;
- Melhorar a função mastigatória;
- Complementar procedimentos estéticos.
As Contraindicações
Ainda que não sejam fatores de impedimento para a realização do implante, alguns fatores de risco devem ser avaliados antes de se realizar o procedimento com segurança. São eles:
- Presença de doença periodontal severa;
- Falta de cuidados com higiene bucal;
- Algumas doenças preexistentes;
- Hábito de fumar;
- Crianças e jovens em formação óssea.
Os Benefícios

Melhora da Mastigação
A ausência de um único dente é suficiente para prejudicar a qualidade da mastigação, pois a arcada dentária funciona como uma engrenagem e cada dente tem sua função específica no corte e trituração dos alimentos. Quando engolimos os alimentos sem mastigá-los corretamente, a disgestão é mais lenta e os nutrientes não são absorvidos pelo organismo, podendo prejudicar não somente o aparelho digestivo mas a saúde como um todo.

Manutenção da Arcada
Quando perdemos um dente, os dentes vizinhos ficam sem apoio e começam a se movimentar, normalmente se inclinando para o espaço vazio, o que pode causar outros problemas, como exposição da raiz do dente (aumentando a sensibilidade) e a perda de contato na articulação (prejudicando a mastigação).
Conforto
O dente implantado é igual ao dente natural e quando o tratamento é finalizado os cuidados com a higienização são os mesmos. Além disso, dentes implantados são fixos e não se movimentam durante a mastigação, o que normalmente ocorre em próteses removíveis.
Estética
O aspecto do dente implantado é muito semelhante ao dente natural, pois os materiais utilizados em sua confecção permitem resultados estéticos excelentes.
Durabilidade
O implante é confeccionado em titânio, um metal que não sofre corrosão e possui alta durabilidade. Os dentes implantados geralmente são confecionados em porcelana odontológica e não sofrem alterações na cor e no formato. A utilização destes materiais de alta qualidade aliada aos cuidados de conservação e higiene pelo paciente fazem com que os implantes possam durar tanto quanto um dente natural.
Agende sua avaliação personalizada com um de nossos especialistas e conheça os benefícios do implante dentário para sua vida.




